quinta-feira, 22 de novembro de 2012

HISTÓRIA DO MUCHILA (FEIRA X)


VISTA AÉREA DO CONJUNTO
O fazendeiro Dr. Macário Cerqueira, era proprietário da Fazenda Mochila, onde foi construído o conjunto habitacional “João Durval Carneiro” popularmente conhecido com Feira X
O nome mochila deve-se a uma lenda folclórica feirense ocorrida no século XVIII. Quando os Holandeses invadiram a Bahia em 1624, os portugueses e brasileiros fugiram para então vila de Feira de Santana com as mochilas cheias de ouros, conta à lenda que esse ouro foi enterrado na fazenda, a história relata ainda povos antigos andaram fazendo escavações em busca das mochilas de ouro que nunca foram encontradas. 

PRAÇA DONA FLOR
Construído e inaugurado pelo governo João Durval Carneiro, a princípio, o núcleo habitacional de casas populares tinha como prioridade os trabalhadores das indústrias de Feira de Santana. O conjunto habitacional João Durval Carneiro, popularmente conhecido como Feira X foi inaugurado em 22 de agosto em 1985 com 3621 casas, 20 ruas e 198 caminhos. O investimento da obra foram 70 bilhões de cruzeiros valores da época. Hoje o conjunto tem um comércio pujante e diversificado.
FONTE: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário