terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ENTIDADES DE FEIRA...

         MUSEU CASA DO SERTÃO...
PLACA NA ENTRADA DO MUSEU

O Museu Casa do Sertão / Centro de Estudos Feirenses é um dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento da política cultural da UEFS, tendo uma atuação marcante no fomento e difusão da cultura  local e no resgate, preservação e valorização da cultura popular.
Construído no campus universitário, em 1978, pelo Lions Clube de Feira de Santana e doado à Universidade, o Museu contava, inicialmente, apenas com uma sala para exposições temporárias, uma outra para a exposição do acervo permanente e com uma pequena biblioteca. Ao longo dos anos, vai-se desenvolvendo, principalmente, pela incorporação à sua estrutura de novas peças e serviços, a exemplo do acervo do couro do antigo Museu Regional de Feira de Santana, do Centro de Estudos Feirenses – CENEF, da biblioteca particular do Monsenhor Renato de Andrade Galvão, dentre outros. Em 1995/96, sofre uma ampla reforma, triplicando a sua área construída, que passa de 212,72m2 para 708,46m2.
FACHADA DO MUSEU
Assim, compartilhando do ideal de tornar a UEFS uma universidade inserida no seu entorno e que, no âmbito de sua vocação múltipla e universal, contempla, cada vez mais, a sua regionalidade, o Museu Casa do Sertão / Centro de Estudos Feirenses vem preservando a cultura sertaneja e resguardando aspectos do cotidiano do homem nordestino.
O Museu possui um acervo iconográfico, com peças em couro, cerâmica, metal, madeira, fibras e matrizes de xilogravuras. Muitas dessas peças, ainda hoje, estão associadas à maneira de ser do povo nordestino. Esse acervo encontra-se, diariamente, aberto à visitação pública.
Além do acervo iconográfico, o Museu possui uma discoteca de músicas sertanejas e biblioteca especializada em diversas áreas do conhecimento sobre Feira de Santana e região, dando-lhe um perfil voltado para a cultura popular e regional. O Museu possui, ainda, um acervo de Literatura de Cordel, com aproximadamente 2.400 exemplares,de autores clássicos e modernos.
No órgão suplementar há, também, um grupo de pesquisa, que tem por diretriz básica a produção e divulgação de estudos e pesquisas de caráter histórico, socioeconômico e cultural sobre Feira e região. Esse trabalho se faz presente, também, através da publicação de instrumentos de pesquisa (inventários sumários e analíticos, guias etc), elaboração de livros didáticos alternativos, entre outros. As pesquisas são desenvolvidas no acervo documental e bibliográfico do Museu,  bem como em arquivos públicos e privados de Feira de Santana, Cachoeira e Salvador.
A partir desse acúmulo de experiência, o Museu Casa do Sertão torna-se um espaço dinâmico, atraindo um público bastante diversificado, em busca de informações culturais e de apoio à pesquisa. Atualmente, procura incentivar a realização de novas pesquisas na área da cultura popular, resgatando, dessa forma, informações sobre a memória histórica e cultural da microrregião de Feira de Santana e, sobretudo, valorizando o papel desempenhado pelo homem sertanejo na formação social do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário