segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ENTIDADES DE ENSINO...

         COLÉGIO PADRE OVÍDIO


O COLÉGIO PADRE OVÍDIO surgiu de um orfanato fundado em 25 de março de 1879, pelo vigário da freguesia, Padre Ovídio Alves de São Boaventura, e sua Irmã, D. Teolinda, à custa de esmolas, orações, sacrifícios, a fim de proteger e instruir crianças órfãs ou desvalidas. Contaram com a colaboração de Senhoras de Caridade de São Vicente de Paula.

O orfanato foi dirigido até 1886, pelo Padre Ovídio, sendo substituído por D. Teolinda, chamada de "Mãezinha" pelas órfãs, até a chegada de cinco Irmãs Sacramentinas em 12 de abril de 1903, que vieram da França devido a perseguições religiosas. Foram as voluntárias: Irmã São Félix Baudet, Irmã Marie Hermann Colombet, Irmã Santa Rosalie Roche, Irmã S. François Catiaux e Irmã Felicité Jachetti.

O Asilo Nossa Senhora de Lourdes, como era chamado, funcionou inicialmente em diversos endereços. Em 1925, foi lançada a pedra fundamental do atual edifício que funciona na Av. Senhor dos Passos, 269. O terreno foi doado pela família de D. Úrsula Martins Catharino.
Uma figura muito importante na construção do Asilo Nossa Senhora de Lourdes, foi Mons. Mário Bahiense da Silva Pessoa, jovem sacerdote, que aqui chegou em busca de melhoras para a saúde abalada, assumindo, em 1920, a capelania do Asilo e colaborando na sua administração.
Com a necessidade de abrir-se ao atendimento das crianças da comunidade, de um modo geral, fundou-se a Escola SS. Sacramento, ministrando o curso primário até 19 de março de 1962, quando foi instalado e inaugurado o Ginásio Padre Ovídio, contando inicialmente com 32 alunas.
A primeira diretora foi Irmã Maria Modesta Melo.
Quatro anos depois, instalava-se o curso normal, autorizado pela Secretaria de Educação e Cultura, a 10 de abril de 1966, regulamentando seu funcionamento pelo Processo 049/69-CEE, publicado no Diário Oficial de 3 de março de 1969.
A primeira turma, de 29 professorandas, recebeu o diploma no dia 7 de dezembro de 1968. Com a mudança da legislação do ensino, abriu-se o leque de opções de cursos profissionalizantes de 2º grau, levando a desativação do Curso Normal. A última formatura realizou-se a 4 de dezembro de 1971, encerrando o ciclo com 27 professorandas.
O Asilo Nossa Senhora de Lourdes transformou-se na Fundação Nossa Senhora de Lourdes, registrada no Cartório de Títulos e Documentos sob n.º 313, em março de 1977, constando de dois Departamentos: Departamento Educacional (Colégio Padre Ovídio) e o Departamento Sócio-Assistencial (Asilo Nossa Senhora de Lourdes).
Desde a sua fundação até 1986, o Colégio Padre Ovídio só atendia alunos do sexo feminino. A partir daí, alunos do sexo masculino passaram a ser matriculados.
Atualmente funciona com os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Fonte: colégiopadreovidio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário