sábado, 19 de janeiro de 2013

POETAS DE FEIRA...


Georgina de Mello Lima Erismann
(27.01.1893 a 23.02.1940)

Poetisa, declamadora, musicista, compositora, professora, pianista. Natural de Feira de Santana - Bahia, filha de Camilo de Mello Lima e Leolinda Bacelar de Mello Lima. Nascida em 27 de janeiro de 1893. Recebeu o nome na pia batismal de Georgina de Mello Lima. Seus primeiros ensinamentos educacionais e musicais foram com a mãe Leolinda Bacelar, que era pianista e professora do município. O seu pai, Camilo Lima, colaborava com algumas crônicas publicadas nos jornais da cidade, e era proprietário da Pensão Universal, hoje, prédio do Mandacaru, na Rua Conselheiro Franco, onde a família residia.

Georgina, alimentando um sonho de criança e o desejo de tornar-se professora de música e ter a própria escola, dedicava no aprimoramento da arte, sua mãe Leolinda, notando a sua evolução cultural, resolve matriculá-la no Instituto de Música da Bahia, iniciando-se no piano, com a professora Maria da Glória Ferraro.

Para aprimorar ainda mais os conhecimentos, vai ao Rio de Janeiro, permanecendo por um período razoável, estudando harmonia e composição com o professor Francisco Nunes, com quem desenvolve, com maestria, todo o aprendizado.
De retorno à Feira de Santana, realiza várias apresentações lítero-musicais no Cine Teatro Santana, em benefício do Clube Coreográfico Dois de Julho, Asilo Nossa Senhora de Lourdes, Albergue Noturno, Igreja Senhor dos Passos e em beneficência por cinco criancinhas órfãs.


A Pensão Universal, era pousada de viajantes, vendedores, comerciantes e daqueles que vinham a Feira de Santana. Georgina Erismann sempre tocava ao piano, despertando a atenção daqueles que se hospedara, sendo que, um desses viajantes era o engenheiro Walter Tudy Erismann, que demonstrou admiração e entusiasmo por Georgina, iniciando daí um namoro, que posteriormente consolidou-se com o matrimônio realizado no dia 08 de setembro de 1926, em oratório particular, tendo como celebrante o Padre Mário Bahiense Pessoa.

Algumas obras de sua produção; poemas: Adeus, Adeus Bahia, A Fuga das Andorinhas, Balão, Chuva, Elegia, Exortação, Inquietude, Mestra, Quaresma, Rede, Solicitude, Zabumba, etc. Hinos: A Bandeira (em parceria com Gastão Guimarães), À Feira, Ao Trabalho, Ao Três de Maio (em parceria com Maria Luiza de Souza Alves), Canção Patriótica e Redenção (Para Treze de Maio). Suas composições são diversificadas: fox trote, canção, valsas, tango de salão, tango argentino, marcha carnavalesca: Ângelus, Campânula, Cantigas ao Luar, Garota, Mártir, Mestiça, Moreninha, Noiva, Saci Pererê, Sayonara, Seresta, Sombra, Tropeiro, etc.

Dia 23 de fevereiro de 1940, Georgina tem um mal súbito e falece em sua residência, onde o corpo é velado. O casal não tivera filhos. O sepultamento ocorreu no dia 24, no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro.

Em homenagem ao seu nome, em março de 1940, a Escola de Música de Feira de Santana, passou a denominar-se de Escola de Música Georgina Erismann. Existe uma Rua Georgina Erismann, nas proximidades da Estação Rodoviária. Escola de 1º Grau Georgina de Mello Erismann, no bairro Jardim Acácia. Na Rua Santos Dumont, funcionava a Escola de Balé Georgina Erismann. E há poucos anos foi inaugurado um viaduto na Av. João Durval Carneiro que leva seu nome.


A Biografia acima foi fornecida por CARLOS ALBERTO ALMEIDA MELLO - Professor e pesquisador.

2 comentários:

  1. Olá, como faço para conseguir o contato do professor Carlos Alberto Mello?

    ResponderExcluir
  2. O meu contato é 75 9111 7977 e vivi_museo@hotmail.com.
    Sou museóloga e realizo pesquisa sobre Oratórios Domésticos em Feira de Santana.

    ResponderExcluir